fbpx

Fluxo de dados BIM Georreferenciados

A maioria dos projetos em BIM requer o uso de múltiplas plataformas de trabalho e interoperabilidade, permitindo iniciar o trabalho em um software e continuar em outro, utilizando a base de dados e o posicionamento já definidos. Essa abordagem é essencial para garantir a integração e a eficiência ao longo do processo de projeto e construção.

 Um exemplo comum é iniciar um projeto utilizando o AutoCAD/Civil 3D para topografia ou terraplenagem, aproveitando coordenadas georreferenciadas. Em seguida, essas informações são usadas como base no Revit para o desenvolvimento dos projetos de arquitetura, estrutura e instalações. Posteriormente, pode-se avançar para ferramentas como Navisworks, BIMCollab ou outras ferramentas de compatibilização e planejamento 4D/5D, que realizam a montagem do modelo federado.

Essa interoperabilidade entre diferentes softwares e etapas do projeto permite uma melhor colaboração entre as disciplinas, aprimorando a precisão, a eficiência e a comunicação entre os envolvidos. Além disso, possibilita a reutilização de informações e modelos, evitando retrabalhos e economizando tempo.

Ao adotar a abordagem de multiplataformas e interoperabilidade, os profissionais de BIM podem integrar diferentes aspectos do projeto de forma mais fluida, otimizando a colaboração e obtendo resultados mais precisos e eficientes. Essa flexibilidade é fundamental para atender às demandas complexas dos projetos BIM e garantir uma entrega de alta qualidade em todas as etapas do processo.

Em todas essas etapas descritas, é fundamental garantir o compartilhamento do posicionamento entre todas as ferramentas utilizadas, permitindo a troca de informações de forma eficiente. Isso ocorre tanto em formatos fechados, como RVT, NWD e DWG, quanto em formatos abertos, como o IFC (Open BIM).

Essa necessidade de compartilhamento de informações e o correto posicionamento dos elementos é uma questão recorrente e que gera dúvidas entre as equipes e profissionais envolvidos. Com base em mais de 20 anos de experiência em fluxo de dados e certificações Autodesk, a MaxiCAD desenvolveu o curso “Fluxo de Dados BIM Georreferenciados”.

Nesse curso, os alunos terão a oportunidade de aprender desde a utilização das informações topográficas no AutoCAD ou Civil 3D, Infraworks e Revit, até a publicação de modelos federados georreferenciados no Navisworks e USBIM para colaboração no âmbito do Open BIM. Serão abordados os processos e técnicas necessárias para garantir a correta integração e compartilhamento de dados georreferenciados em todas as etapas do projeto.

 Ao participar desse curso, você estará preparado para lidar com os desafios do fluxo de dados BIM georreferenciados, dominando as melhores práticas e ferramentas necessárias para garantir a precisão e a eficiência no compartilhamento de informações entre as diversas etapas do projeto.

A MaxiCAD, com sua expertise e conhecimento, está comprometida em capacitar profissionais na área de BIM, oferecendo cursos especializados que abordam as demandas reais do mercado. Esteja preparado para enfrentar os desafios do fluxo de dados georreferenciados no BIM e eleve sua expertise para um novo patamar.

Clientes dos últimos 18 meses

Estamos com nossa lista de espera aberta para cadastro de interessados – https://forms.gle/8fo9S58vSeLVyeUNA

www.maxicad.com.br | suporte@maxicad.com.br